sábado, março 20, 2021

ISRAEL SALTA PARA O 12º LUGAR NO ÍNDICE MUNDIAL DE FELICIDADE

Não obstante todos os problemas e dificuldades provocados pela pandemia provocada pelo vírus chinês, Israel conseguiu mesmo assim subir 2 lugares no Índice Mundial de Felicidade revelado há poucos dias.

Israel sofreu 3 confinamentos, prepara-se para as quartas eleições num espaço de 2 anos apenas, e mesmo assim consegue estar na linha da frente no que toca aos índices de felicidade e bem estar nacional. Este relatório anual cobre 149 países. No ano passado Israel tinha ficado em 14º lugar.

Este índice "mede" vários factores em cada país, tais como o PIB individual, a expectativa de vida saudável, e as opiniões dos residentes. Os inquéritos questionam as pessoas para numa escala entre 1 e 10 descreverem quanto apoio social terão se alguma coisa correr mal, a liberdade para poder fazer as suas próprias escolhas individuais, a perspectiva sobre a corrupção da sociedade do país, e o grau de generosidade. 

A Finlândia ficou mais uma vez em primeiro lugar, seguida da Dinamarca, Suíça, Islândia, Holanda, Noruega, Suécia, Luxemburgo, Nova Zelândia e Áustria.

Portugal ficou em 58º lugar, o Brasil em 35º, os EUA em 19º, e o Reino Unido em 17º. No fundo da lista, ficaram o Ruanda, o Zimbawe e o Afeganistão.

Shalom, Israel!