quarta-feira, março 31, 2021

ASSINADO PROTOCOLO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUSEU JUDAICO EM LISBOA, NO MESMO DIA EM QUE SE CELEBRAM OS 200 DA EXTINÇÃO DA INQUISIÇÃO CATÓLICA

Neste dia em que se comemoram os 200 anos da extinção de uma das organizações mais sinistras da História - a "Santa" Inquisição Católica - foi assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Hagadá para a construção de um moderno museu judaico na capital portuguesa.

O museu chamar-se-á "Tikvá"- o Museu Judaico de Lisboa - e contará não só a história da presença judaica em Lisboa, mas também a cultura e as tradições judaicas.

O Museu "Tikvá" - que significa "esperança" em hebraico, vai situar-se em Belém, na Rua das Hortas, frente ao rio Tejo, e terá uma área de cerca de 4 mil metros quadrados. Será concebido pelo arquitecto Daniel Libeskind que desenhou, entre outros, o museu judaico de Berlim, que já tive o privilégio de visitar.

Nas redes sociais, a associação Hagadá explicou que o objectivo do museu é "contar a história da presença dos judeus no território a que hoje chamamos Portugal, nomeadamente Lisboa."

"Não é um museu de judeus, mas sim um museu português que conta uma história específica: a vida dos judeus em Portugal, uma história judaica e portuguesa."

No local para onde o museu estava inicialmente previsto, o bairro de Alfama, irá surgir um espaço de homenagem à comunidade judaica, aberto à cidade como marca de uma Lisboa aberta e tolerante - garantiu o presidente da Câmara Municipal Fernando Medina. 

As obras devem começar no primeiro semestre do próximo ano, estando a abertura do museu prevista para 2024. O custo total da obra ainda não é conhecido, mas já há várias doações. 

A data não foi certamente escolhida ao acaso. Ninguém conseguirá apagar os hediondos crimes contra os judeus, os protestantes e outros grupos perpetrados pela "Santa Inquisição Católica", mas podemos lembrar a História e aprender com ela a não repetirmos os mesmos erros. E o museu serve exactamente para isso...

Shalom, Israel!

Sem comentários: