terça-feira, março 23, 2021

NETANYAHU VENCE AS ELEIÇÕES, COLOCANDO-O NA MELHOR POSIÇÃO PARA FORMAR GOVERNO

Ainda não se conhecem os resultados oficiais das eleições parlamentares realizadas hoje em Israel - as quartas num espaço de 2 anos. No entanto, todas as projecções das várias TVs locais colocam o partido de Netahyau - o Likud - à frente de todos os outros, com 31 a 32 lugares no parlamento, enquanto o seu maior rival Yair Lapid deverá ter entre 16 e 18. 

Sendo necessários 61 votos para se conseguir a maioria no parlamento com 120 deputados, Netanyahu está na melhor posição, bastando para tal que o actual ministro da defesa Naftali Bennett, cujo partido poderá conseguir entre 7 a 8 lugares, se junte a ele para formar uma nova coligação. 

A confirmar-se a vitória de Netanyahu e a sua formação de um novo governo de coligação, será esta a 7ª vez em 30 anos de carreira política que o actual primeiro-ministro consegue ganhar a liderança do país. 

Apesar das acusações de corrupção de que tem sido vítima, o seu indiscutível êxito na gestão da pandemia terá contribuído decisivamente para a preferência da maioria dos eleitores que, desta vez, compareceram em menores números do que nas anteriores eleições.

Parabéns, Bibi e Deus abençoe a tua governação!

Shalom, Israel!