terça-feira, março 16, 2021

SENSACIONAL NOVA DESCOBERTA DE TEXTOS BÍBLICOS NO DESERTO DA JUDEIA!

O dia de hoje ficará marcado na História como um dos mais empolgantes no campo da arqueologia bíblica, só comparável ao da descoberta dos manuscritos do Mar Morto, nas grutas de Qumran. 

Entre as descobertas feitas na "gruta dos horrores", em pleno deserto da Judeia, estão um manuscrito bíblico com cerca de 2 mil anos e 80 fragmentos com outros textos, alguns tão pequeninos que mal dão para conter letras, para além de um esqueleto de uma menina com 6 mil anos que se calcula deveria ter entre 6 a 12 anos, e que se encontrava enrolado num pano e mumificado. A múmia estava extraordinariamente bem preservada devido às condições climatéricas da região. Encontrou-se também uma quantidade de moedas da época da revolta judaica do 2º século d.C. 

O manuscrito bíblico encontrado está escrito em grego, mas o nome de Deus aparece no paleo-hebraico. O documento contém textos dos profetas menores, incluindo o Livro de Naum. Junto a estas descobertas foi também encontrada uma cesta que, segundo os especialistas, terá cerca de 10 mil anos, o que, a ser verdade, fará dela a mais antiga alguma vez encontrada até agora. Já nas escavações realizadas nos anos 50 e 60 na "gruta dos horrores" os arqueólogos israelitas tinham descoberto 40 esqueletos de rebeldes membros do grupo liderado por Bar Kochba. 

Nas palavras dos arqueólogos, esta é daquelas descobertas que "só acontecem a cada 100 anos."

"Estas são as coisas que tereis de fazer: falar a verdade uns aos outros, praticar a verdadeira e perfeita justiça nas vossas portas. E não retribuir o mal para com os outros, e não amar o perjúrio, porque essas são as coisas que Eu detesto - declara o Senhor" - assim reza um dos fragmentos contendo parte do texto do Livro de Zacarias. 

Esta fenomenal descoberta está a ser realizada com muita precaução, evitando a todo o custo a intervenção de ladrões que se apoderem de achados de tão elevado valor. Todos os objectos achados até agora serão protegidos e guardados em local conveniente, certamente no Museu de Israel. As escavações continuam ainda, na expectativa de novas descobertas. 

A gruta desta descoberta é denominada como a "gruta dos horrores" e encontra-se na reserva Nahal Hever, no deserto da Judeia, a cerca de 80 metros abaixo do topo, cujo acesso só é possível através de cordas. 

"Este é definitivamente um momento empolgante, agora que apresentamos e revelamos ao público uma peça importante e significativa na História e cultura da Terra de Israel" - afirmou Hananya Hizmi, responsável pelo departamento arqueológico da Judeia e Samaria. As condições do local continuam até hoje desafiadoras. Cerca de 80 quilómetros de grutas foram investigados durante esta operação, incluindo muitos buracos remotos e inacessíveis. Foram utilizados drones e equipamento de montanhismo. Cerca de metade da área ainda não foi explorada. 

Das cerca de 500 grutas, existem neste momento ainda 20 grutas "promissoras" a explorar, estando ainda mais de 25% do deserto da Judeia por explorar, dando assim uma expectativa de que novas descobertas poderão estar a caminho...Após 70 anos de descobertas no Mar Morto, podemos estar agora no início de uma nova vaga de descobertas, que não só impressionarão pela sua qualidade, mas também pela influência que acabarão por ter na arqueologia e na História da Terra de Israel. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: