sexta-feira, março 12, 2021

ISRAEL ATACOU NAVIO CARGUEIRO IRANIANO. E NÃO FOI O PRIMEIRO...

Numa dramática confirmação das alegações iranianas sobre a matéria, os Estados Unidos acabaram de confirmar que Israel tem estado a atingir carregamentos de petróleo iraniano para a Síria já desde o início de 2019. Essa notícia "explosiva" foi ontem relatada pelo "Wall Street Journal." Segundo o jornal, Israel terá já efectuado 12 ataques contra petroleiros e cargueiros iranianos, a maioria transportando petróleo, armas, minas e outras armas. 

Segundo a reportagem, os ataques foram realizados através da utilização de uma variedade de armamento, incluindo minas navais bem como outras técnicas mais avançadas. Isto surge como parte da guerra não declarada de Israel contra os interesses do Irão na Síria. 

Israel tem até agora mantido uma política de secretismo estrito sobre a matéria. Suspeita-se que esta revelação se deva aos planos do presidente Biden de regressar ao acordo nuclear com o Irão. Israel, como sempre, terá de pagar as favas...

Segundo o jornal, cada petroleiro é capaz de transportar milhões de dólares de petróleo. Cada navio é controlado pelos Guardas Revolucionários Iranianos e é enviado para a Síria de forma a contornar as muitas sanções impostas aos dois países. A Síria, por seu turno, queixa-se que estas operações têm feito escassear o suprimento de petróleo para o país. 

Neste último ataque ocorrido na Quarta-Feira, mergulhadores israelitas usaram minas que prenderam ao casco do navio iraniano através da força magnética, abaixo da linha de água, provocando um grande fluxo de água a entrar no navio logo após o rebentamento. Segundo fontes particulares iranianas, estes ataques israelitas têm estado a ser "abafados" pelos media iranianos para evitar dar a imagem de fraqueza perante os israelitas. Surgiram no entanto imagens de um navio cargueiro iraniano ardendo perto de Latakia, Síria. O video alegou ter sido um ataque com míssil, mas sem no entanto fornecer provas fidedignas. Nenhum dos países em conflito afundou ainda qualquer navio inimigo, mas os estragos provocados têm forçado o regresso aos portos sírios. 

Logo após o ataque de hoje, o Irão tratou logo de incriminar Israel, alegando tratar-se de "um ataque terrorista."

Com esta nova revelação norte-americana, as tensões na região não vão parar de aumentar, podendo a qualquer momento deflagrar num ataque aéreo às instalações nucleares iranianas. 

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

muito bom Israel continua