sexta-feira, março 05, 2021

ISRAEL ESTÁ A ACTUALIZAR OS PLANOS DE ATAQUE ÀS INSTALAÇÕES NUCLEARES DO IRÃO

Segundo declarações ontem proferidas pelo ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, à Fox News, o Hezbollah tem "centenas de milhares de mísseis." E acrescentou: "O que irá acontecer ao Líbano?"

O ministro revelou nesta entrevista que as Forças de Defesa de Israel estão neste momento a actualizar os planos para o eventual ataque às instalações nucleares do Irão: "Temo-los (os planos) nas nossas mãos, mas continuaremos sempre a melhorá-los."

"A aspiração nuclear iraniana tem de ser detida. Se o mundo os detiver antes, é muito melhor. Mas se não, temos de nos manter independentes, e teremos nós mesmos de nos defender."

Estas declarações de Gantz não são por acaso. Foram proferidas numa altura em que a actual administração norte-americana planeia retomar as negociações com o Irão , como parte de um esforço para regressar ao acordo de 2015 com o Irão. Israel opõe-se a esta retomada do acordo e estabeleceu uma série de exigências que gostaria de ver endereçadas num futuro acordo. 

Ontem mesmo o primeiro-ministro Netanyahu, em conversa telefónica com a vice-presidente norte-americana Kamala Harris, informou-a de que Israel está completamente comprometido em impedir que o Irão desenvolva armas nucleares destinadas à destruição de Israel. A Casa Branca informou que ambos os líderes concordaram na necessidade de haver uma cooperação próxima e parceria em questões da segurança regional, "incluindo o programa nuclear iraniano e o perigoso comportamento do regime na região."

Gantz entretanto avisou que não se pode confiar no Irão: "Os iranianos rompem tudo o que foi acordado, eles estão a fazer chantagem" - afirmou, acrescentando que o Hezbollah tem "centenas de milhares de mísseis", perguntando de seguida: "O que irá acontecer ao Líbano?" Gantz exibiu um mapa dos serviços secretos revelando a quantidade de mísseis nas mãos do Hezbollah, a poucos quilómetros da fronteira com Israel. No mapa podem ser vistas as localizações das forças terrestres do Hezbollah, dos locais do lançamento dos mísseis e dos postos de comando. E acrescentou: "Estamos preparados para lutar."

"Tudo o que eles têm está direccionado a alvos civis e está sendo conduzido a partir de infraestruturas civis" - revelou o ministro. Gantz acrescentou que cada um destes locais tem sido observado por Jerusalém a partir de todos os ângulos, incluindo a legalidade de se fazerem ataques aos mesmos, e que Israel está disposto a avançar caso uma nova guerra desponte com o Hezbollah. 

"Este é um mapa alvo. Cada local foi legal e operacionalmente verificado, e estamos preparados para lutar" - afirmou Gantz. 

Shalom, Israel!

3 comentários:

António Augusto disse...

Acho bem que Israel tome as medidas necessárias, pois a sua experiência os faz anticipar, visto que a nova gestão Americana não tem nada a ver com a gestão de Trumph,

António Augusto disse...

Concordo que ISRAEL tome medidas, pois temos visto que os Países à sua volta tentam destruir Israel e se não forem eles mesmos a tomar medidas ninguém faz nada, a não ser apontar o dedo a Israel, ainda que bem sabemos que Deus, O mais poderoso de todos reunidos está com Israel, ninguém tocará mais no povo de Deus.

Victor Nunes disse...

avante Israel