sexta-feira, outubro 29, 2021

AVIÃO DE GUERRA JORDANO "APANHADO" NO MEIO DO MEGA EXERCÍCIO AÉREO DE ISRAEL

A participação da Jordânia no grande exercício aéreo que Israel está a realizar com mais outros 8 países estava sendo mantida em segredo, até que um fotógrafo militar alemão captou a imagem de um caça jordano e a publicou inadvertidamente no Instagram...

Até à publicação, a participação da Jordânia neste mega exercício aéreo de 2 semanas era um segredo bem guardado, mas, tal como Jesus disse, não há nada oculto que não venha a ser revelado...

Na foto divulgada, pode-se ver um jacto F-16 jordano rolando pela pista do aeroporto da base aérea israelita de Ovda, a Norte de Eilat, ao mesmo tempo que um jacto francês Rafale o vai sobrevoando. Numa segunda foto vê-se um segundo jacto jordano a levantar voo da mesma base. O jornalista alemão apagou a imagem, mas não que antes a mesma tivesse sido divulgada por várias redes sociais.

Israel e a Jordânia estabeleceram um acordo de paz há 27 anos e é conhecida a cooperação militar entre os dois países, ainda que a Jordânia se esforçe por minimizar a mesma em função da antipatia da sua população em relação a Israel. 

O exercício "Bandeira Azul" iniciou-se no passado dia 14 de Outubro e terminou no dia de ontem. Oito potências militares fizeram-se representar neste grande exercício aéreo, considerado pela Força Aérea de Israel como sendo o maior e o mais avançado até agora realizado em Israel. Para além das forças aéreas de 8 países participantes no exercício, estiveram também presentes observadores de outras nações, incluindo um comandante da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, com quem Israel estabeleceu recentemente relações.

O exercício reuniu as forças aéreas dos 9 países contra um inimigo fictício - a Terra do Dragão - requerendo a condução de uma variedade de missões, fazendo face às ameaças da aviação inimiga e dos mísseis terra-ar, para além de outras ameaças. 


Ficou para a História a imagem idílica de um jacto israelita F-15 voando sobre os céus da Cidade velha de Jerusalém...

Shalom, Israel!