sexta-feira, outubro 01, 2021

ISRAEL INAUGURA A SUA EMBAIXADA NO BAREIN

Graças aos "Acordos de Abraão" promovidos pelo ex-presidente Donald Trump, o Barein foi o primeiro país árabe a normalizar as suas relações diplomáticas com Israel nestes últimos anos.

Ontem mesmo o ministro israelita para as Relações Exteriores Yair Lapid inaugurou oficialmente a embaixada de Israel em Manama, capital do estado árabe do Golfo Pérsico. Esta abertura ocorre um ano após a normalização das relações entre os dois países.

"Que o nosso povo viva em paz e prosperidade para sempre" - declarou Lapid durante a inauguração. E acrescentou em hebraico: "Israel deu hoje no Golfo um grande e histórico passo."

Presente na cerimónia, o ministro para as Relações Exteriores do Barein, Abdullahtif al Zayani, afirmou: "É um sinal inconfundível para todos de que estamos determinados. Não estamos sozinhos."

Horas antes o ministro israelita já havia visitado o rei do Barein, Hamad bin Isa Al Khalifa, no palácio real, a primeira de sempre entre o monarca e uma autoridade israelita. 

A embaixada está localizada no 29º andar do "Barhain World Trade Center." Foi acordado que o país árabe abrirá a sua embaixada em Israel até ao final deste ano. 

UM SINAL AO IRÃO

Ontem também, o ministro israelita acompanhou o ministro do Barein e Maggie Nardi, responsável pelos assuntos dos EUA no Barein, numa visita ao navio de guerra norte-americano "USS Pearl Harbor", acostado no país, numa clara mensagem ao Irão que, como se sabe, é uma ameaça Israel e aos EUA. 

PRIMEIRO VOO PARA ISRAEL

Ontem também foi realizado o primeiro voo comercial directo entre o Barein e Israel, iniciando dessa forma os voos regulares entre os dois países.

Shalom, Israel!