quinta-feira, outubro 14, 2021

BEIRUTE A FERRO E FOGO: 6 MORTOS E DEZENAS DE FERIDOS

Vários confrontos violentos irromperam por várias partes da capital do Líbano, Beirute, durante um protesto organizado pelo movimento terrorista Hezbollah devido ao julgamento da responsabilidade das explosões que no ano passado dizimaram mais de 200 pessoas na zona portuária de Beirute. 

Estes foram os confrontos mais violentos dos últimos anos na capital libanesa, com várias horas de disparos de snipers, metralhadoras, pistolas e lançamento de granadas. Não se sabe ainda quem começou a violência, mas a mesma ocorreu pela manhã durante os protestos organizados pelo Hezbollah e párias exigindo a retirada do juiz que lidera a investigação sobre as explosões ocorridas em Agosto de 2020, e cuja autoria muitos atribuem ao Hezbollah. Os disparos atingiram prédios, tendo alguns caído perto de uma escola privada francesa, gerando pânico entre a população. 

Forças cristãs de direita do Líbano convocaram a população para se manifestar hoje em resposta à convocação organizada pelas forças do Hezbollah e seus párias. Vídeos gravados esta manhã exibem manifestantes cristãos carregando grandes cruzes pelas ruas da capital. O confronto foi na verdade entre muçulmanos e cristãos em Beirute, algo que muitos não querem ver repetido.

Foram já contados 6 mortos e 32 feridos resultantes dos confrontos desta manhã. 

Testemunhas revelaram que as cenas vividas esta manhã foram verdadeiras reminiscências da trágica guerra civil que o Líbano sofreu entre 1975 e 1990. 

Oremos pelo Líbano!