segunda-feira, outubro 18, 2021

NA PRIMEIRA VISITA EM 10 ANOS DE UM MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS SUECO A ISRAEL FICOU A PROMESSA DO COMBATE AO ANTISSEMITISMO

Logo após encontrar-se com a ministra sueca dos Negócios Estrangeiros, o ministro israelita dos Negócios Estrangeiros Lapid afirmou que ambos os países não permitirão que os seus desacordos sobre a questão palestiniana os divida, tal como aconteceu no passado.

"Em nome da Suécia prometo que afirmamos 'nunca mais', e falamos sério. Continuaremos a tomar acções contra o antissemitismo em todas as suas formas, de forma a assegurar-mo-nos de que nunca esqueceremos" - afirmou Ann Linde, a ministra sueca, na sua visita oficial a Jerusalém, a capital de Israel. Esta visita faz parte de um esforço encetado pelo governo sueco para "remendar" os estragos provocados pelo reconhecimento de um alegado "estado da Palestina" pela Suécia em 2014.

Na semana passada a Suécia recebeu vários líderes mundiais na cidade de Malmo, a terceira maior do país, para o "Fórum Internacional da Memória do Holocausto", um evento que recebeu o elogio do presidente israelita Isaac Herzog.

A ministra sueca confirmou ao ministro israelita o "forte compromisso (da Suécia) com a segurança de Israel."

Num comunicado editado nas redes sociais pelo ministro israelita, o mesmo expressou a sua apreciação pela visita da ministra sueca: "Apreciei o que me falou, de que, por detrás do criticismo, jaz um profundo compromisso da Suécia com a segurança de Israel e com o direito do povo judeu de estabelecer um estado próprio na nossa histórica terra mãe. Obrigado pela sua visita, ministra. Acredito que por causa da página que hoje estamos a virar haverá um livro completamente novo sobre a amizade e a cooperação."

Assim seja. Shalom, Israel!