quarta-feira, dezembro 22, 2021

GRANDE TESOURO SUBAQUÁTICO DE MOEDAS E ANÉIS COM SÍMBOLOS CRISTÃOS E HEBRAICOS ENCONTRADO EM CESAREIA MARÍTIMA

Não é só o solo israelita que é fértil em tesouros arqueológicos. Têm sido também encontrados valiosos achados debaixo das águas das costas israelitas.

Os restos de duas embarcações datando respectivamente dos séculos 3º e 14º foram encontrados pelos arqueólogos marítimos a escassos metros da costa de Cesareia Marítima. Os dois barcos naufragaram no mesmo local, apenas com uma distância no tempo de cerca de mil anos. 

Foram assim achados muitos artefactos que incluem centenas de moedas de prata, uma pedra preciosa com uma lira gravada na face e conhecida no judaísmo como a "Harpa de David" e na mitologia grega como a "Lira de Apolo", campaínhas de bronze e um massiço anel de ouro com o símbolo do "bom pastor" gravado, datando do início da era cristã. 

Segundo os arqueólogos, os barcos deveriam ter estado ancorados por ali, mas talvez devido a uma forte tempestade acabaram por naufragar exactamente naquele local. Os arqueólogos encontraram muitas partes das embarcações, incluindo uma âncora de metal quebrada, vários canos, etc. 

Foram encontradas moedas de bronze e de prata associadas ao navio mais antigo, do qual foram também retirados artigos de uso pessoal, tais como: uma figura de águia, simbolizando o domínio romano, uma outra figura representando um dançarino com uma máscara cómica e vários vasos de barro.

Mas o achado mais valioso terá sido o anel de ouro massiço. Grosso e formatado em forma octagonal, o anel tem incrustada uma pedra verde com a representação de um pastor trajando uma túnica e com uma ovelha às costas. O "Bom Pastor" é uma das mais antigas expressões referentes a Jesus utilizadas várias vezes nos Evangelhos. 

Cesareia albergava uma importante comunidade cristã "primitiva", várias vezes mencionada no Novo Testamento. O centurião romano Cornélio foi entre outros ali baptizado pelo apóstolo Pedro. 

Segundo um dos arqueólogos, "esta foi a primeira ocasião em que um não judeu foi aceite na comunidade cristã. A partir daí a religião cristã começou a ser disseminada pelo mundo fora."

Shalom, Israel!


1 comentário:

Victor Nunes disse...

E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus.

Amós 9:15