terça-feira, março 29, 2022

CIMEIRA DO NEGUEVE PROMETEU PAZ E SEGURANÇA

A cimeira realizada no Domingo e ontem no deserto do Negueve, no Sul de Israel, entre os ministros dos Negócios Estrangeiros de Israel, Estados Unidos, Egipto, os Estados Árabes Unidos, o Barein e Marrocos foi na realidade um acordo para fazer frente ao Irão e seus planos terroristas.

"A conferência é uma mensagem ao Irão de que à medida que esse país continuar a espalhar o caos por toda a região, a resposta daqueles a quem quer atingir só acabará por ser mais unida."

Nas palavras do ministro israelita Yair Lapid, "O que estamos a fazer aqui é História, construindo uma nova arquitectura regional baseada no progresso, tecnologia, tolerância religiosa, segurança e cooperação das inteligências."

Esta nova frente "unida", algo inconcebível ainda há bem pouco tempo, visa fazer frente ao Irão e aos seus párias no Médio Oriente. 

A verdade é que cada um dos países reunidos nesta cimeira têm as suas próprias ambições. Para os Estados Árabes Unidos, o interesse é a energia limpa, enquanto que para o Barein será a segurança marítima. Para Marrocos, a preocupação estará na agricultura e educação, enquanto que para o Egipto pode ser tudo isso. 

Shalom, Israel!

2 comentários:

Paulo Helmich disse...

A julgar pelo covarde atentado de hoje, que ceifou a vida de inocentes, parece que os terroristas estão a fazer pouco caso da cimeira!

Victor Nunes disse...

Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

Apocalipse 22:7