sexta-feira, março 04, 2022

"TAL COMO OS JUDEUS CAÍRAM VÍTIMAS DOS NAZIS, OS UCRANIANOS CAEM HOJE VÍTIMAS DO GENOCÍDIO RUSSO"

O facínora presidente russo aprendiz de Hitler alegou que veio para "desnazificar" a Ucrânia. Só que a Ucrânia tem a terceira maior população judaica do mundo, e a quinta maior do mundo. Sim, esta é a Ucrânia, com um presidente judeu e um ex-primeiro-ministro também judeu. Esta é a Ucrânia, a única república da ex-União Soviética que se pode gabar disto...

HISTÓRIA DOS JUDEUS NA UCRÂNIA

A história da presença dos judeus na Ucrânia não é recente. Ela recua até aos dias de Kyivan Rus, na viragem do século 10. Esses primeiros judeus deram origem ao judaísmo hassídico que hoje em dia é praticado por toda a Europa, em Israel e nos Estados Unidos. Uman, localizada no centro da Ucrânia, é um sítio de peregrinação para os judeus hassídicos de Breslov que atrai regularmente multidões de turistas. 

Apesar da vivacidade dos judeus na Ucrânia, a História nem sempre lhe sfoi pacífica. Há muito que os judeus são visados na Ucrânia, bem como em outras partes da Europa, culminando nas atrocidades massivas do Holocausto. O sítio do memorial do Holocasuto de Babyn Yar em Kiev é dedicado ao chão sagrado onde mais de 30 mil judeus foram assassinados pelos nazis. 

Quase 80 anos depois deste massacre na Ucrânia, o país tem um presidente judeu, votado por esmagadora maioria pelo seu povo, não obstante o esforço russo de semear o antissemitismo entre a população ucraniana. No ano passado, o parlamento ucraniano aprovou uma lei que criminaliza o antissemitismo. Foi esse mesmo memorial judaico que os russos bombardearam no início dos seus ataques à capital Kiev. 

Os invasores russos estão a todo o custo tentar cercar a capital Kiev, tal como os nazis fizeram com Leninegrado. O perigo eminente é de extinção em massa da população ucraniana de Kiev.

Para o chefe do gabinete do presidente herói Kelensky, "a Ucrânia é Israel. Os ucranianos estão caindo vítimas da pérfida guerra russa, tal como os judeus caíram vítimas dos nazis que pretendiam erradicar todos os judeus da Europa. Os invasores russos são motivados e instruídos a cometerem actos de genocídio contra o povo ucraniano. 

Putin e seus párias já revelaram acreditar que não há ucranianos, apenas russos. Eles rejeitam a nossa existência. Eles estão-se esforçando para aniquilar a Ucrânia: o seu povo, cultura, e a sua História. 

Durante a guerra árabe-israelita de 1948, parte da comunidade internacional posicionou-se ao lado de Israel. Família norte-americanas enviaram ajuda, aviões e armas para os seus irmãos judeus. Esta assistência ajudou o povo judeu e o estado de Israel a sobreviverem." 

"Hoje, imploramos às comunidades judaicas e às famílias do mundo inteiro para nos virem ajudar" - pede o chefe do pessoal do presidente. 

"Putin não se ficará só pela Ucrânia. Ele tem os olhos postos na ex-União Soviética, e em toda a Europa central e oriental. Hoje é o povo ucraniano. Amanhã será um outro povo que ele vai querer erradicar."

"Apelamos a Israel e à comunidade internacional que se lembrem das palavras 'nunca mais!' e para que ajam decisivamente para nos assegurarmos de que a História não se venha a repetir na Ucrânia. Os judeus ucranianos, os cristãos ucranianos, e os ucranianos de todas as religiões e etnias precisam da vossa ajuda para que nos possamos defender a nós mesmos, a nossa memória comum e o nosso futuro. Pela Ucrânia, e por toda a humanidade."

Shalom, Israel!

4 comentários:

Paulo Helmich disse...

Lema de psicopatas iguais a Putin: "Xingue-os daquilo que és; acuse-os daquilo que você faz". É terrível quando gente assim detêm o poder de destruir a civilização! Vivemos com a Espada de Dâmocles sobre nossas cabeças!

Victor Nunes disse...

Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

Apocalipse 22:7

kary disse...

Maranata

kary disse...

Maranata