quarta-feira, março 16, 2022

JUDEUS RUSSOS E UCRANIANOS QUEREM SAIR DOS SEUS PAÍSES

A recente invasão russa da Ucrânia tem levado não só à fuga de muitos judeus para Israel, como tem preocupado muitos judeus russos no que concerne ao crescimento da repressão religiosa na Rússia de Putin. Muitos judeus da Rússia têm medo de revelar a verdade sobre a sua situação naquele país através dos meios normais - redes sociais e comunicação social - um avez que tal se torna muito perigoso para eles. Muitos acreditam que estão sendo ouvidos e seguidos, temendo pelas suas vidas e das suas famílias.

A maioria dos jovens judeus russos não planeiam ficar no país, tendo muito até partido para outros destinos, uma vez que não veem futuro na Rússia. Prevê-se que nos próximos tempos 100 mil judeus russos abandonem o país, se não até mais. 

Não se sabe ao certo quantos judeus vivem naqueles dois países. Há informações contraditórias, mas estima-se que vivam cerca de 150.000 na Rússia e 43.000 na Ucrânia. Por outro lado, se se contarem aqueles que são "judeus" de acordo com a "Lei do Retorno", haverá uns 400 mil judeus russos e 200 mil ucranianos. 

Nas prateleiras russas começam a escassear produtos básicos devido ao boicote e às sanções ocidentais, e começa a haver racionamento em algumas das cidades. Mas, pior ainda, e a falta de medicamentos nas farmácias estatais e os valores no sector privado são muito altos, especialmente no mercado negro. 

Muitos judeus russos têm familiares na Ucrânia e não compreendem o porquê da invasão daquele país. Obviamente que não apoiam a mesma. O facto de muitas empresas estrangeiras estarem a abandonar a Rússia provoca muito desemprego, e os jovens judeus estão a sentir na pele esta situação. E estamos apenas no princípio...

O controle na comunicação é tão elevado na Rússia, que se alguém pronunciar a palavra "guerra" em relação à Ucrânia vai passar por grandes apuros. É considerado crime...

A moeda russa - o rublo - sucumbiu por completo. Sendo muitos dos produtos dos supermercados oriundos de países ocidentais, com os preços em dólares, os valores tornam-se incomportáveis. 

Muitos dos judeus russos têm saído para os países mais próximos - Arménia, Azerbeijão, Geórgia, Estónia, Letónia, e outros países. Outros conseguem ir para países da União Europeia.

ÊXODO PARA ISRAEL

Há também um número crescente de judeus russos partindo para Israel: cerca de 2 mil nas últimas três semanas. 

Shalom, Israel!


Sem comentários: