terça-feira, março 15, 2022

ISRAEL DESTRUIU GRANDE PARTE DA FROTA DE DRONES DENTRO DO IRÃO

Apesar de Israel bombardear sistematicamente posições militares iranianas dentro da Síria, um ataque a uma base aérea dentro do próprio Irão é algo de corajoso, para não dizer arriscado. 

Mas foi isso que aconteceu recentemente, em Fevereiro, com o ataque israelita a uma base militar perto da cidade iraniana de Kermanshah, e que terá despoletado o recente ataque do Irão ao consulado norte-americano em Erbil, no Iraque, e para o qual terã sido disparados 12 mísseis. Segundo declarações dos iranianos, o ataque era dirigido a "bases secretas israelitas" na região. 

Com este ataque israelita, terão sido destruídos total ou parcialmente centenas de drones. Para tentar justificar esta grande perda, o regime iraniano alegou que se tinha tratado de um incêndio. Apesar de uma estação libanesa controlada pelo Hezbollah alegar que nesse ataque morreram 4 israelitas, não há qualquer evidência disso. Segundo os iranianos, as instalações abandonadas do consulado norte-americano eram utilizadas para uma base de operações israelitas, tendo o ataque aos drones iranianos partido daquele mesmo local. O governo do Curdistão nega veementemente que aquelas instalações estejam sendo usadas pelos israelitas. 


IRÃO ACUSA ISRAEL

Segundo fontes iranianas, foram seis os drones israelitas que destruíram centenas de drones iranianos neste ataque realizado já em território iraniano. 

Tal como é habitual, Israel não comentou sobre o assunto.

Shalom, Israel!

Sem comentários: