quarta-feira, março 09, 2022

HINO NACIONAL ISRAELITA TOCADO NO PALÁCIO DO PRESIDENTE TURCO

As voltas que o mundo dá... Até agora um assumido inimigo de Israel e amigo dos terroristas do Hamas que combatem o estado judaico, o presidente turco Recep Erdogan, um reconhecido estratega político, resolveu agora voltar-se para Israel, tentando restabelecer laços de amizade há muito interrompidos depois do conflito em Gaza. 

Assim sendo, o presidente israelita Isaac Herzog iniciou hoje a sua visita à Turquia, iniciando com uma recepção no palácio presidencial, na capital Ancara, onde os dois líderes se colocaram lado a lado para ouvir a banda presidencial a tocar o "Hatikvah", o hino nacional de Israel. Herzog foi também recebido com honras militares, naquele que foi o primeiro encontro a alto nível entre líderes dos dois países desde 2007.

Herzog disse esperar que esta viagem inicie o processo de criação de laços diplomáticos positivos e avançados entre a Turquia e Israel. 

É importante para Israel e para todo o Médio Oriente manter boas relações com a Turquia - afirmou Herzog, especialmente agora que "a ordem mundial foi sacudida" graças à invasão russa da Ucrânia. 

"Não estaremos de acordo em tudo" - afirmou Herzog antes do encontro com Erdogan - acrescentando que as relações entre Israel e a Turquia têm tido alguns "momentos difíceis" ao longo dos anos. Não obstante, Herzog acrescentou que Israel está comprometido em reparar os laços diplomáticos com o seu vizinho do Médio Oriente através de "acções e respeito mútuo."

Herzog disse ainda que a sua visita, coordenada em conjunto com o primeiro-ministro Naftali Bennett e o ministro das Relações Exteriores Yair Lapid, pode contribuir para fazer avançar a sua visão de "judeus, muçulmanos e cristãos vivendo em paz" na região. Antes da visita de Herzog foram hasteadas bandeiras de Israel na capital turca. 

Herzog planeia ainda visitar Istambul para se reunir com a comunidade judaica residente na cidade.

Erdogan congratulou Herzog pela sua vitória presidencial no ano passado, a qual levou à reposição do diálogo entre os dois países após anos de falta de comunicações ao mais alto nível. Erdogan tem conversado por diversas vezes com Herzog desde a sua recente eleição. 

ESTRATÉGIA POLÍTICA E ECONÓMICA

Esta mudança de rumo na política turca tem certamente a ver com a grave crise económica em que o país se encontra, com a moeda muito desvalorizada e um crescente isolamento diplomático, que a Turquia tenta a todo o custo resolver, incluindo uma reaproximação com os Emirados Árabes Unidos. 

Contudo, e por outro lado, a Turquia continua a acolher terroristas do Hamas e a acusar Israel de matar intencionalmente crianças palestinianas. Para além disso, os media, controlados pelo governo, não se cansam de exibir séries de TV antissemitas. E para completar, o principal conselheiro de Erdogan veio acusar Israel e o milionário judeu George Soros de estarem a provocar a guerra na Ucrânia ao encorajarem o presidente judeu Zelensky. 

Para o primeiro-ministro israelita, que aplaude estas iniciativas diplomáticas do presidente Herzog, Israel está tratando estas recentes aberturas de Erdogan com todo o cuidado.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Paulo Helmich disse...

Certo!! Porém, como se diz no Brasil, é bom sempre ficar com um pé atrás!!!