sábado, março 12, 2022

"PODEMOS VER A DOR NOS SEUS OLHOS" - CENTENAS DE JUDEUS UCRANIANOS CHEGAM A ISRAEL EM SEGURANÇA

Os primeiros judeus ucranianos fugidos da guerra começaram a chegar a Israel. Esta manhã aterraram no aeroporto internacional de Tel Aviv cerca de 300 judeus, certamente os primeiros de muitos que os seguirão nesta fuga ao sofrimento imposto pela invasão russa.

No passado Sábado chegaram cerca de 100 crianças judias órfãs, recebidas no aeroporto pelo primeiro-ministro Bennett, naquele que foi o primeiro de 3 voos. As crianças entre os 2 e os 18 anos foram trazidas naquela que foi denominada "Operação Garantia Israelita." Outros 100 novos imigrantes voaram a partir de Varsóvia, na Polónia, num segundo voo. Estes são os primeiros de uma série de voos que irão trazer para Israel nos próximos meses milhares de novos imigrantes judeus oriundos da Ucrânia.

"Os esforços estão avançando de forma a trazermos o maior número possível de pessoas para salvar vidas e tirá-las primeiramente do caminho do perigo e então tomar conta de tudo o que precisa de acontecer depois disso" - expressou um dos líderes da organização responsável, acrescentando ser "uma hora muito importante para Israel e para o povo judeu."

A chegada de novos imigrantes, tal como anunciado pelos profetas do Antigo Testamento, é normalmente uma celebração festiva. Mas agora, com o conflito latente na Ucrânia, o regresso a casa (Israel) tem algo de amargo.

A maior parte dos que chegaram hoje deixaram familiares para trás, alguns sendo maridos que têm de combater contra os invasores russos. 

Yael Eckstein, presidente da "International Fellowship of Christians and Jews", disse que as pessoas estão a chegar praticamente sem nada.

"Podemos ver a dor nos seus olhos. Vi tanta gente aterrando, descendo aquelas escadas chorando com lágrimas nos olhos. E já vi esses olhares antes, mas normalmente são lágrimas de alegria pelo regresso ao lar (Israel). Mas estas, são lágrimas de confusão e dor, medo do desconhecido."

Eckstein disse estar encorajada pela ajuda dos cristãos nesta altura: "São os nossos amigos cristãos a dizer: 'Tirem os judeus e tragam-nos para casa, e dar passos práticos para essa concretização prática é algo que me encoraja."

Israel já há muito que se habituou a este tipo de operações de resgate, revelando ao mundo o quanto preza o sofrimento do seu povo, e certamente, sabendo-o ou não, cumprindo os propósitos divinos para os "últimos dias."

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.

Apocalipse 22:10