quarta-feira, agosto 04, 2021

3 ROCKETS DISPARADOS DO LÍBANO PARA O NORTE DE ISRAEL. ISRAEL RESPONDE COM 3 BOMBARDEAMENTOS

Exactamente no dia em que se completa um ano desde a grande explosão no porto de Beirute que causou mais de 200 mortos e inúmeros estragos, e numa altura em que o Líbano colapsa de dia para dia, 3 rockets foram disparados daquele país para o Norte de Israel logo a seguir ao meio dia, levando a que soassem as sirenes em Israel, na região de Kiryat Shmona. Dois dos mísseis caíram em descampados, enquanto o terceiro caiu perto da fronteira, ainda no lado libanês.

Não há registo de danos humanos, embora os serviços de emergência médica de Israel tenham acorrido a várias chamadas, especificamente por ataques de pânico e de ansiedade entre a população. 

Em resposta, as Forças de Defesa de Israel fizeram vários disparos de artilharia pesada dirigidos aos locais de onde partiram os rockets. Cerca de duas horas depois, Israel voltou a bombardear mais duas vezes. Israel avisou entretanto o Líbano, através dos militares da ONU ali presentes, que a menos que a situação acalme, continuará a intensificar a resposta.
 

Fontes oficiais israelitas afirmam que os ataques não partiram do Hezbollah, mas de grupos locais armados palestinianos. O primeiro-ministro e o chefe supremos das FDI reuniram-se entretanto com a liderança militar na região para abordarem o curso a seguir por Israel face a estes ataques. 

Quando se deram os inesperados ataques a população fronteiriça correu para os abrigos subterrâneos. Ouviram-se várias explosões, e um dos rockets causou um grande incêndio no mato. Apesar deste ataque, as populações estão a receber ordens para regressarem à vida normal.

Shalom, Israel!

Sem comentários: