sexta-feira, agosto 13, 2021

APÓS 18 MESES, ISRAEL VAI PERMITIR A ENTRADA DE COMERCIANTES DE GAZA

Israel vai permitir a entrada no seu território de comerciantes da Faixa de Gaza através da passagem de Erez, o que irá acontecer pela primeira vez após 18 meses. 

As permissões serão concedidas a 1.350 palestinianos após vários dias de acalmia ao longo da fronteira.

A concessão permitirá que 1.000 comerciantes e 350 profissionais ligados a negócios possam entrar em Israel, desde que devidamente vacinados ou recuperados da covid-19. Depois de ter surgido a pandemia, a passagem pedestre entre Israel e a Faixa de Gaza foi encerrada, impedindo os comerciantes de prosseguirem as suas transacções comerciais, causando graves prejuízos na já debilitada economia de Gaza. Antes da pandemia, muitos comerciantes entravam em Israel para se dirigirem às regiões da Judeia e da Samaria e ali realizarem os seus negócios. 

Segundo informações da Autoridade Palestiniana, espera-se que mais 100 mil doses de vacinas venham em breve a ser transferidas para Gaza. Até agora, apenas 11,2% da população palestiniana de Gaza e da Judeia e Samaria é que foi vacinada. 

Para além disso, Israel vai permitir mais importações e exportações através da passagem de Kerem Shalom. Desde os confrontos do passado dia 11 de Maio que as mesmas estavam sendo limitadas por Israel. Os produtos que podem ser transportados para Gaza incluem equipamento de transportes e de comunicações, materiais humanitários, tais como sistemas de esgotos e água, e outros. Israel irá abrindo aos poucos a fronteira em função da estabilidade na região. 

Na passada Quarta-Feira Israel abateu um drone pertencente ao Hamas oriundo da Faixa de Gaza. O primeiro-ministro afirmou então que qualquer ataque de Gaza contra Israel receberá uma "forte resposta."

Shalom, Israel!