quinta-feira, agosto 12, 2021

DEVIDO AO GRANDE ACRÉSCIMO DE NOVAS INFECÇÕES, ISRAEL VAI AUMENTAR RESTRIÇÕES

Em mais um esforço para atenuar o explosivo aumento de novos casos de infecção com o coronavírus, incluindo casos severos que já ultrapassam os 400, novas medidas foram aprovadas ontem à noite a serem efectivadas já a partir do próximo dia 18. A grande preocupação agora é a sobrecarga que certamente cairá sobre os hospitais do país.

A partir do dia 18 o "cartão verde" será aplicado a todas as instituições de lazer, excepto shopping centers, e passará a ser exigido a pessoas já a partir dos 3 anos de idade. Isso significa que pessoas não vacinadas - quer por recusa quer por desqualificação - terão de apresentar um teste negativo do vírus quando quiserem frequentar piscinas, ginásios, instituições académicas, eventos desportivos e culturais, conferências, museus, bibliotecas, restaurantes e hotéis. As restrições irão também limitar o número de pessoas a assistir em eventos de grande afluência, de forma a prevenir a infecção em massa. O número máximo baixa assim para 1.000 pessoas por evento.

694 pessoas estão actualmente nos hospitais de Israel sendo tratadas da doença, sendo que 400 estão em situação grave. 64% dessas pessoas foram vacinadas com as duas doses, e 32% ainda não tinham sido. 

O total de óbitos pela covid-19 em Israel chegou aos 6.593, com mais de 100 mortes desde o início deste mês, quase o dobro do mês anterior e 10 vezes mais do que em Junho. 

O ministério da Saúde vai investir uma grande quantidade de dinheiro para financiar mais 770 camas e 880 novos empregos para médicos, enfermeiros e pessoal paramédico. Além disso, 3.000 estudantes receberão treinamento para a área médica. Os hospitais geriátricos receberão também 1.000 novas camas e 600 novos funcionários. O plano é duplicar as capacidades existentes quando do pico da pandemia, podendo-se desta forma dar atendimento simultâneo a 2.400 pacientes. 

Neste momento, mais de 715.000 israelitas com idade superior a 60 anos já receberam a terceira dose da vacina. Planeia-se agora para a próxima semana a vacinação com a terceira dose a pessoas maiores de 45 anos. 

Sendo a atual população de Israel de 9,3 milhões, quase 6 milhões já receberam pelo menos um dose da vacina, e cerca de 5,4 milhões já receberam as duas. O número de novos casos de infecção com o vírus tem atingido nestes últimos dias os 6 mil, comprovadamente causados pela nova variante Delta, neste momento uma grande preocupação no mundo inteiro.

Shalom, Israel!


1 comentário:

Victor Nunes disse...

complicado isso