quinta-feira, agosto 05, 2021

ISRAEL PREPARADO PARA ATACAR O IRÃO

"Israel está preparado para atacar o Irão" - afirmou hoje o ministro da Defesa de Israel Benny Gantz - numa altura em que as tensões entre os dois países continuam a subir a seguir a um ataque mortífero com drones iranianos contra um navio tanque no Golfo Pérsico e que causou duas mortes.

Questionado numa conferência de imprensa realizada esta manhã sobre se Israel estava preparado para atacar o Irão, o ministro respondeu que sim, acrescentando que a República Islâmica do Irão é uma ameaça para o país, para o Médio Oriente e para o mundo inteiro.

Israel considera o programa nuclear iraniano como a sua maior preocupação, e, apesar de o Irão ter sempre negado a busca por armas nucleares, sabe-se que o país islâmico continuar a desenvolver as capacidades para produzir um arsenal de armas nucleares, bem como de mísseis balísticos capazes de transportar ogivas nucleares.

"O Irão é um problema internacional e regional" - afirmou Gantz, acrescentando: "O mundo assistiu a um exemplo disso na passada Sexta-Feira. Isso pode acontecer a qualquer um."

Gantz disse ainda que o novo presidente iraniano agora eleito Ebrahim Raisi pode conduzir o país a políticas de segurança regionais ainda mais extremas. Em resposta ao pedido feito por Israel ao Conselho de Segurança da ONU, esta limitou-se a pedir a ambas as partes para baixarem o escalar da situação. "O importante é que todas as partes envolvidas evitem qualquer acção de escalar ou de retórica que possam vir a piorar a situação já tensa" - afirmou António Guterres, secretário-geral da ONU. 

Israel condenou entretanto a participação da União Europeia na tomada oficial de posse do novo presidente do Irão, lado a lado com o Hamas e o Hezbollah. Israel considera o novo presidente iraniano como o "carniceiro do Irão", responsável pelo assassinato de 30 mil prisioneiros políticos em 1988, orgulhando-se ainda dessa carnificina: "Este homem com sangue nas suas mãos só irá ciar mais violência e instabilidade" - afirmou Gilad Erdan, embaixador de Israel na ONU e nos EUA.

Concluindo a sua intervenção desta manhã, Gantz lançou um sério aviso ao Irão: "Agora é hora de acção. As palavras não chegam. É hora de acções diplomáticas, económicas e até militares - de outra forma os ataques irão continuar."

Segundo informações divulgadas pelas chefias militares israelitas, o Irão está a apenas 10 semanas de conseguir reunir material suficiente para a bomba nuclear.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

avante Israel