quarta-feira, agosto 25, 2021

FORÇAS DE DEFESA DE ISRAEL ORGANIZAM-SE PARA ATACAR PROGRAMA NUCLEAR DO IRÃO

Essa terá sido obviamente a razão principal da actual visita do primeiro-ministro israelita a Washington: o aval do presidente Biden para um eventual ataque decisivo ao programa nuclear iraniano, alegadamente a dois meses apenas de conseguir a arma atómica. Tanto os militares como o próprio ministro da Defesa de Israel acreditam que um ataque preventivo às instalações nucleares iranianas será a única maneira para que os EUA possam negociar um melhor acordo nuclear com o regime do Irão.

"O progresso no programa nuclear iraniano tem levado as FDI (Forças de Defesa de Israel) a acelerar os seus planos operacionais, e o orçamento para a Defesa recentemente aprovado aponta nesse sentido" - afirmou Aviv Kohavi, chefe de pessoal das FDI. 

Já ontem o ministro para a Defesa de Israel, Benny Gantz, tinha dito algo no mesmo sentido ao afirmar aos diplomatas estrangeiros que Israel poderá ter de tomar uma atitude militar em relação ao Irão: "O estado de Israel tem os meios para agir e não hesitará em fazê-lo. Não excluo a possibilidade de Israel ter de agir no futuro para impedir um Irão nuclear."

E o ministro acrescentou ainda: "O Irão está apenas a dois meses de conseguir os materiais necessários para uma arma nuclear. Não sabemos se o regime iraniano estará disposto a assinar um acordo e regressar à mesa de negociações, e a comunidade internacional terá de construir um "plano B" viável de forma a parar o Irão nos seus passos para conseguir a arma nuclear."

As FDI tornaram conhecidos ao Pentágono os seus planos. Apesar de os EUA não estarem directamente envolvidos nos planos israelitas, as FDI mantêm uma relação próxima e aberta com o Pentágono. Dos 18 biliões de dólares aprovados no orçamento em Julho passado para a Defesa, 620 milhões foram atribuídos para os esforços militares para confrontar o Irão. Esse valor será aplicado na compra de equipamento e de munições necessários para atacar o Irão, bem como para o desenvolvimento de um avançado sistema nacional de defesa aérea, e ainda na defesa subterrânea a profundidades consideráveis.

Shalom, Israel!

2 comentários:

Victor Nunes disse...

avante Israel

Cotpsenadorcamara.blog sport disse...

Boa tarde o pino do inicio do terceiro estágio de gogue e magogue perto de ser puxado...2 meses pra ter a bomba...israel atacará primeiro? Tenho pensado nisso. Mas o que importa é as profecias se cumprindo pra 2 vinda de cristo.