quinta-feira, agosto 19, 2021

ESTARÃO AS 10 TRIBOS PERDIDAS DE ISRAEL NO AFEGANISTÃO?

Cerca de 40% da população afegã (50 milhões de pessoas) pertence à etnia "pashtun." Muitos "pashtuns", ou "patans" acreditam que são descendentes de Afgana, neto de Saul, o primeiro rei de Israel. Eles autodenominam-se "Bani-Israel", tal como no hebraico "B'nai Israel", que significa "filhos de Israel." Muitos estudiosos dão crédito a esta hipótese, ainda que não hajam por enquanto evidências cientificamente comprovadas. Apesar disso, alguns renomados antropólogos israelitas acreditam que dos muitos grupos étnicos que reivindicam uma ligação às 10 tribos perdidas de Israel, os "pashtuns", ou "patans" são os que oferecerão maior proximidade. Ironicamente, é exactamente deste grupo étnico que surgiu o movimento extremista islâmico conhecido como "talibans."

HISTÓRIA

Os assírios conquistaram o reino de Israel há cerca de 2.740 anos, espalhando 10 das 12 tribos para o exílio, segundo se pensa para além do rio Sambation. As 2 tribos remanescentes - Judá e Benjamin - deram origem ao actual povo judeu, e desde há muito que se procura a localização das tribos perdidas e espalhadas pelo império assírio. Acredita-se no entanto que as tribos perdidas terão sido levadas para o território hoje ocupado pelo moderno Iraque e Afeganistão, o que torna os "pashtuns" mais próximos das antigas tribos israelitas. 

"De todos os grupos, existem mais evidências convincentes relacionadas com os patans do que com qualquer outro grupo, mas os patans são os que mais veementemente rejeitam Israel. Isso é uma doce ironia" - afirmou Shalva Weil, antropóloga e pesquisadora sénior na Universidade Hebraica de Jerusalém. 

A tradição oral dos pashtuns refere-os como descendentes dos israelitas. Os seus agrupamentos tribais têm nomes semelhantes aos hebraicos, incluindo Yusufzai, que significa: filhos de José; e Afridi, que se pensa derivar do nome Efraim (Israel). Alguns costumes e práticas são alegadamente semelhantes a tradições judaicas, tais como: acender velas no Sábado, abstenção de comer determinados alimentos, o uso de uma cobertura na cerimónia de casamento e algumas semelhanças na indumentária. 

Por outro lado, há diversos textos escritos por peritos judeus, cristãos e muçulmanos, tanto religiosos como seculares, que desde o século 10 até aos dias actuais apontam os patans ou pashtuns como o único povo no mundo descendente das 10 tribos perdidas de Israel. 

De qualquer forma, essa alegada ligação dos pashtuns às 10 tribos perdidas de Israel nada tem a ver com a presença histórica da comunidade judaica no leste do Afeganistão e que floresceu desde o século 7º até ao século 20, mas que desapareceu praticamente por completo devido à emigração para Israel a partir dos anos 1950. 

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Mateus 28:20