sexta-feira, agosto 27, 2021

BIDEN ASSEGURA A BENNETT QUE O IRÃO NUNCA CONSEGUIRÁ A BOMBA NUCLEAR

Terminou há pouco o encontro em Washington entre o presidente norte-americano Joe Biden e o primeiro-ministro israelita Naftali Bennett. A reunião na Casa Branca estava agendada para ontem à tarde, mas devido ao terrível atentado em Cabul teve de ser adiado para esta manhã. Certamente que não terá sido fácil para Biden tirar a sua mente da tragédia de ontem no aeroporto de Cabul, que vitimou mais de 100 pessoas, incluindo 13 militares norte-americanos, mas devido à importância do encontro com o líder do governo israelita que juntamente com ele enfrenta a ameaça de ver em breve um Irão armado com a bomba nuclear, a reunião acabou por ter lugar em privado com a duração de 50 minutos, precisamente o dobro dos 25 minutos planeados. 

Segundo Joe Biden, o seu governo prefere a via diplomática para evitar que o Irão consiga a bomba nuclear, mas, se tal falhar, os EUA estarão dispostos a considerar "outras opções" para assegurar que o Irão nunca obtenha a bomba.

Biden partilhou com os jornalistas presentes a alegria de estar com o líder israelita: "É óptimo termos aqui o primeiro-ministro. Temo-nos tornado grande amigos...Ele lidera e encabeça o mais diversificado governo da História de Israel." E prosseguiu: "Temos aqui uma enorme agenda, começando com a covid...abordando os nossos mútuos programas de vacinação bem sucedidos."

Mudando depois a sua atenção para assuntos regionais, Biden disse: "Iremos também abordar o firme compromisso que temos nos Estados Unidos com a segurança de Israel." E acrescentou: "Eu apoio em pleno, em pleno, em pleno (repetiu) o refornecimento do sistema de segurança israelita Cúpula de Ferro."

Bennett, por seu lado, começou apresentando as suas condolências e a sua "profunda tristeza" aos EUA pelo massacre de ontem, em Cabul. Bennett afirmou que os soldados norte-americanos mortos estavam lá para salvar vidas e que essa é a última forma de heroísmo. O primeiro-ministro prosseguiu depois agradecendo o apoio de Biden a Israel, acrescentando que "não é nada de novo." Bennett afirmou que Biden sempre esteve ao lado de Israel, "especialmente nos tempos difíceis", acrescentando que "é aí que a verdadeira amizade é realmente testada." Bennett salientou o apoio de Biden durante a guerra com o Hamas, em Gaza, e afirmou: "Confiamos no seu apoio, sr. presidente, e Israel sabe que não temos nenhum aliado melhor ou mais confiável no mundo do que os Estados Unidos da América."

No início das suas declarações, Bennett declarou que tinha chegado a Washington "da nossa eterna capital Jerusalém" com "um novo espírito de boa vontade" para trabalhar com a nova administração norte-americana. Bennett salientou que apesar da diversidade de opiniões no seu governo, "todos partilhamos uma profunda paixão para construir um futuro melhor para Israel."

Bennett referiu-se ainda às difíceis circunstâncias em que o seu país vive, afirmando: "Não podemos perder de vista nem por um único momento que estamos no meio da vizinhança mais dura do mundo." Referindo-se aos grupos terroristas que rodeiam Israel, Bennet afirmou: "eles querem matar-nos, eles querem aniquilar o estado judaico."  E acrescentou: "É por isso que Israel tem de estar imensamente mais forte do que todos os nossos inimigos...juntos." Bennett agradeceu ainda a Bennett por "fortalecer a vantagem estratégica de Israel na região."

SOBRE O IRÃO

"Fiquei contente ao ouvir as suas claras palavras de que o Irão nunca será capaz de adquirir uma arma nuclear e que enfatiza a tentativa da via diplomática, mas que há outras opções caso a diplomacia não funcione."

"Estes dias ilustram precisamente como o mundo seria se um regime radical islâmico adquirisse uma arma nuclear...esse casamento seria um pesadelo nuclear para o mundo inteiro" - afirmou Bennett, referindo-se obviamente ao ataque terrorista de ontem que provocou mais de 170 mortos, incluindo 13 militares norte-americanos. 

"O Irão é o campeão mundial na exportação do terrorismo, instabilidade e violações dos direitos humanos. E enquanto estamos aqui sentados, os iranianos estão acelerando as suas centrifugadoras em Natanz e Forgdo. E nós temos de os parar." Bennett informou que apresentou ao presidente Biden 2 planos israelitas para lidar com o Irão, direccionados às suas agressões regionais e visando também "manter permanentemente o Irão afastado de alguma vez conseguir a arma nuclear." O primeiro-ministro recordou ainda a Biden que Israel nunca pediu nem pedirá aos EUA para enviar tropas para defender Israel. "É a nossa responsabilidade. Nunca nos descuidaremos com a nossa segurança. É nossa responsabilidade tomar conta do nosso destino. Mas estamos-lhe muito gratos pelas ferramentas e pelo respaldo que nos tem dado e que nos está a dar."

REFERÊNCIA BÍBLICA

Bennett terminou as suas declarações à imprensa na Sala Oval citando em hebraico o profeta Isaías. Biden havia já ontem citado o mesmo profeta nas suas declarações após as explosões em Cabul. "Levanta os teus olhos ao redor, e olha: todos estes que se ajuntam vêm a ti. Vivo Eu, diz o Senhor, que de todos estes te vestirás, como dum ornamento, e te cingirás deles como noiva" - Isaías 49.18.

Bennett passou depois a explicar esta mensagem ao presidente norte-americano: "O que esta passagem significa é que os filhos e filhas do povo judeu estarão vindo para a nossa terra, irão alimentar a nossa antiga terra e reconstruí-la. E esta antiga profecia bíblica é hoje realidade em Israel. E é um milagre ter sido tão central e tão parte da mesma por tantos anos."

"Assim, sr. presidente, hoje, o sr. e eu - e foi tão generoso comigo (com o seu tempo) nestes dias difíceis - o sr. e eu  iremos escrever mais um capítulo na bela história da nossa amizade entre as nossas duas nações, os Estados Unidos da América e o estado democrático judaico de Israel."

"Obrigado, sr. presidente, anseio trabalhar consigo agora e por muitos mais anos" - concluiu Bennett.

Biden agradeceu por sua vez, dando no entanto o crédito a Barack Obama.

Shalom, Israel!

3 comentários:

Victor Nunes disse...

muito bom

OLGA disse...

BIDEN DEU CRÉDITO A OBAMA... MEU DEUS... ANTES DESTA PANDEMIA EU VIA O MUNDO COM BASTANTE PESSIMISMO... AGORA, PIOROU UM POUCO. EU O VEJO COMO ELE É... A BÍBLIA DIZ QUE O MUNDO JAZ NO MALIGNO, DIZ SOBRE OS FILHOS DE DEUS E, OS FILHOS DA SERPENTE... E, DOS ESCARNECEDORES TAMBÉM... AS, VEZES, A IMPRESSÃO QUE TENHO É QUE DETERMINADOS LIDERES MUNDIAIS ESTÃO SE ESCARNECENDO DE TODOS NÓS! TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO AFEGANISTÃ, POR EXEMPLO, É INOMINÁVEL... UMA COISA SÃO SOLDADOS E, ATÉ CIVIS MORRENDO NUMA GUERRA. OUTRA COISA SÃO SOLDADOS E, CIVIS SENDO ABANDONADOS PELO SEU PRÓPRIO PAÍS PARA MORRER, A NAÇÃO QUE TINHA A OBRIGAÇÃO DE PROTEGE-LOS... DETALHE: A MAIOR POTENCIA DO MUNDO E, AINDA DE QUEBRA DEIXAR BILHÕES EM ARMAMENTO PARA TERRORISTAS! POR MUITO MENOS, JÁ TERIAM PEDIDO A CABEÇA DO PRESIDENTE TRUMP. CADÊ A MÍDIA TENDENCIOSA, A IMPRENSA COMPRADA? TODOS SÃO CÚMPLICES! PRA MIM, COMO ESTE COVID, DE CRIMES CONTRA A HUMANIDADE!
SHALOM ISRAEL!
OLGA

Luciano de Paula Lourenço disse...

Bennett, primeiro ministro de Israel, uma líder incauto. Israel só não está melhor em todos os aspectos, inclusive territorial, porque confia demais em promessas vagas, que nunca vão se cumprir, de lideranças estrangeiras, que se dizem amigas de Israel. Hoje, quase 60%, talvez até mais, dos eleitores de Biden, querem ver Israel destruído.
Acorda, Israel! Ainda bem que Deus está no controle dessa nação, pois ela é o seu relógio para a concretização dos acontecimentos vaticinados nas Escrituras Sagradas, com reflexos para todo o mundo.