segunda-feira, agosto 30, 2021

MINISTRO DA DEFESA DE ISRAEL ENCONTRA-SE COM O LÍDER DA AUTORIDADE PALESTINIANA

O ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, reuniu-se ontem com o líder da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, na cidade de Ramalá. Este foi o primeiro encontro tornado público entre um líder palestiniano e o novo governo de Israel, depois da eleição de Junho passado, e o primeiro entre um ministro israelita e Mahmoud Abbas desde 2010. 

Segundo uma declaração emitida pelo gabinete do ministro, Gantz prometeu a Abbas que Israel iria tomar medidas para fortalecer a economia palestiniana. Para além disso, os dois líderes abordaram também questões ligadas às questões de segurança e de economia na Margem Ocidental (Judeia e Samaria) e em Gaza. Ambos concordaram continuar a comunicação mútua sobre estas questões abordadas no encontro. 

Apesar desta "aproximação", uma fonte próxima do primeiro-ministro afirmou que "não há qualquer processo diplomático com os palestinianos, nem haverá nenhum." De lembrar a recente declaração de Bennett numa entrevista ao "New York Times" de que "não haverá nenhuma solução 2 estados", ou seja, não haverá nenhum estado independente palestiniano em Israel. 

"Penso que a Autoridade Palestiniana deve ter um papel mais importante e reforçado na Margem Ocidental e em Gaza, com a participação dos EUA, Europa e outras nações árabes da região" - afirmou Bennett. 

Este encontro teve lugar exactamente dois dias após o ocorrido entre o presidente norte-americano e o primeiro-ministro israelita, e no qual Joe Biden reiterou o seu apoio à solução de 2 estados. 

Como seria de esperar, não se fizeram esperar as reacções condenatórias do Hamas e da Jihad Islâmica, que acusaram o líder palestiniano Mahmoud Abbas de "trair o sangue dos mártires", e "uma facada nas costas do povo palestiniano." Obviamente que toda a ajuda que Israel possa conceder á Autoridade Palestiniana representará um prejuízo para a popularidade do Hamas e da Jihad entre a população palestiniana...

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

na minha opinião não tem que conversar com esse sujeito que odeia Israel