sábado, agosto 21, 2021

ALTA TENSÃO E CONFLITOS NA FRONTEIRA COM GAZA

Durante o dia de hoje têm-se registado vários confrontos ao longo da vedação que separa Israel da Faixa de Gaza. Um dos arruaceiros palestinianos disparou contra um militar israelita, e calcula-se em 41 o número de manifestantes palestinianos atingidos pelas tropas israelitas. Dois palestinianos foram gravemente feridos, entre os quais um rapaz de 13 anos. 

Os militares israelitas alegam que confrontaram centenas de manifestantes que se deslocavam junto à vedação de separação, usando gás lacrimogéneo, balas Ruger - uma forma menos letal do que as balas usadas em fogo real.

Um vídeo que circula nas redes sociais revela um grupo de palestinianos correndo na direcção de um pequeno buraco no muro de cimento que rodeia a fronteira, e por onde um militar israelita disparava. Os palestinianos tentaram destruir a arma do israelita, usando um cano e atirando uma pedra contra a mesma. A uma certa altura tentaram arrancar a arma ao soldado. Num outro video divulgado por jornalistas palestinianos podem ver-se centenas de palestinianos a aproximarem-se da barreira de vedação.

O ministro israelita da Defesa, Benny Gantz, afirmou num canal israelita de TV que Israel "não aceitará qualquer dano às nossas forças. Os incidentes na vedação são graves e nós responderemos aos mesmos."


Desde há vários dias que estas manifestações violentas estavam sendo organizadas pelos grupos palestinianos. Israel tinha enviado reforços na passada Quinta-Feira, mas os mesmos revelaram-se insuficientes para as acções violentas que hoje ali decorreram. 

"As nossas massas de mobilização vieram anunciar que o caminho da Espada de Jerusalém foi renovado" - afirmou um líder do Hamas, fazendo uso da terminologia usada pelo grupo terrorista quando dos confrontos com Israel em Maio passado. Vários manifestantes usaram fundas, outros incendiaram pneus, atirando-os para a vedação, levantando grande nuvens de fumo. No entanto, a maioria dos manifestantes mantiveram-se a certa distância da vedação.

Shalom, Israel!

2 comentários:

Olga disse...

Os palestinos, infelizmente, são usados como massa de manobra. Muitos foras sujeitos desde criança a uma verdadeira lavagem cerebral contra Israel. Vendo cenas como a que vimos recentemente no Afeganistão, eu penso que todos desejam paz, liberdade... eu creio que ninguém tem o direito de escravizar ninguém. Muitos palestinos, se pudessem optar, escolheriam Israel! Mas, o ideal é que houvesse paz em Israel, na Palestina, no Afeganistão, no Brasil... eu tô muito triste, mas, um dia o Senhor enxugará dos nossos olhos toda lágrima! Amém! Maranata!
Shalom Israel!
Olga

OLGA disse...

TEMOS QUE CLAMAR PELO DEUS DE JUSTIÇA!TEM ACONTECIDO COISAS TERRÍVEIS NESTE MUNDO. O COVID REVELOU A MALIGNIDADE HUMANA... O AR REPRESENTA VIDA...DEUS SOPROU...AMO PENSAR NISTO... DEUS SOPRA VIDA, SOPRA O ESPIRITO SANTO...OS HOMENS PERVERSOS TÊM TIRADO NOSSO AR E LIBERDADE!
SINTO QUE TEMOS POUCO TEMPO AQUI, MAS, NÃO ME CANSAREI DE DESEJAR A JUSTIÇA DE DEUS. SOFRO QUANDO PENSO EM ESCRAVIDÃO, SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, CENAS RECENTES COMO A DO AFEGANISTÃO... E, SÃO APENAS PINGOS NUM OCEANO POLUÍDO... IMAGINA O QUE O DEUS ONIPRESENTE NÃO VÊ...
Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.
Habacuque 3:2
SHALOM ISRAEL!
OLGA