sexta-feira, agosto 06, 2021

HEZBOLLAH DISPARA 19 ROCKETS CONTRA ISRAEL. ISRAEL RESPONDE COM DISPAROS DE ARTILHARIA

Desde 2006, aquando da última guerra no Líbano, que não se assistia a um ataque tão intenso por parte dos terroristas do grupo xiita Hezbollah, financiado e apoiado pelo Irão. 

Esta manhã foram disparados para o território israelita 19 rockets a partir do Sul do Líbano, uma região que se tornou no bastião do grupo terrorista islâmico. Os residentes da região Norte de Israel correram em pânico e alvoroço para os seus abrigos. Segundo as Forças de Defesa de Israel, 10 dos projécteis foram interceptados pelo sistema de defesa "Cúpula de Ferro", e outros 6 caíram em descampados perto do monte Dov. Outros 3 rockets acabaram por cair ainda em território libanês. 

Os ataques foram confirmados pelo Hezbollah, que alegou terem sido em resposta aos recentes ataques aéreos israelitas no Líbano. Claramente o grupo terrorista quer mostrar uma posição de força no Líbano, um país cada vez afundado económica e financeiramente. Israel tinha atacado posições terroristas no Líbano durante a madrugada de ontem, como resposta aos ataques de Quarta-Feira contra o Norte de Israel. 

Não há registo de quaisquer danos físicos resultantes destes ataques. 

As FDI informaram entretanto que iniciaram rondas de disparos de artilharia contra as posições de onde foram disparados os rockets. As instruções para as populações do Norte de Israel adjuntos à fronteira com o Líbano é para que retomem a vida normal. O primeiro-ministro Naftali Bennett vai entretanto reunir-se com o ministro da Defesa Benny Gantz, com o chefe das FDI Aviv Kohavi e outros responsáveis pela segurança a fim de discutirem a situação e decidirem qual a resposta a dar.

A missão de paz da ONU presente no Sul do Líbano, conhecida como "UNIFIL" afirmou entretanto que a situação é "muito séria." "A UNIFIL detectou disparos de rockets a partir do Líbano e fogo de artilharia em retaliação por parte de Israel. Esta é uma situação muito séria e apelamos ao cessar fogo de ambas as partes."

Segundo a liderança militar israelita, Israel "não tem intenção de ir para a guerra, mas não queremos transformar a fronteira libanesa numa linha de confronto." E, o porta-voz militar acrescentou: "Este incidente demonstra a dissuasão por parte do Hezbollah, uma vez que disparou para áreas descampadas." Percebe-se que o próprio Hezbollah não procura a guerra com Israel, apenas demonstrar que são eles quem mandam no Sul do Líbano.

RESPOSTA ISRAELITA

As Forças de Defesa de Israel têm entretanto estado a lançar ataques de grande escala no Líbano, a maior parte com artilharia e ataques aéreos a infraestruturas, como já não se via há anos. 

"Estamos a preparar opções adicionais de resposta através de vários meios - visíveis e encobertos - seguindo o desenvolvimento das coisas no terreno."

Israel já informou o Líbano, através das forças de paz da ONU, que irá intensificar a sua resposta, a menos que a calma regresse à região: "Sem que tenhamos a identidade dos autores dos disparos de rockets, torna-se claro que o governo do Líbano carrega a total responsabilidade por qualquer ataque ao território de Israel" - afirmou o porta-voz das FDI, acrescentando: "O estado libanês não tem controle sobre os grupos terroristas operando no seu território."

Shalom, Israel!

2 comentários:

Victor Nunes disse...

coisa esta séria

OLGA disse...

NÃO CAIAM NA ARMADILHA DOS MILITANTES DO INIMIGO! NADA É O QUE PARECE SER... NEM VACINAS, NEM FOGUETES!
SHALOM ISRAEL!
OLGA