quinta-feira, maio 20, 2021

A MEIO DE RUMORES SOBR EUM CESSAR FOGO, 72% DOS ISRAELITAS A FAVOR DA CONTINUAÇÃO DAS OPERAÇÕES MILITARES EM GAZA

Uma sondagem realizada por um dos mais importantes canais israelitas de TV revela que 72% dos cidadãos do país não acredita que Israel deveria negociar por agora qualquer cessar fogo. Essa maioria acha que "a operação deve prosseguir", com apenas 24% preferindo um cessar fogo. Esse número baixa para 22% no Sul, a região mais martirizada pelos ataques terroristas. 


SITUAÇÃO ACTUAL

O Hamas disparou um míssil antitanque contra um autocarro israelita que se encontrava vazio, deixando no entanto ferido um militar que se encontrava próximo. As sirenes de alerta voltaram a soar nas regiões fronteiriças do Sul de Israel, sem quaisquer relatos de vítimas. 

As Forças de Defesa de Israel reportaram que atacaram mais 5 lançadores de rockets do Hamas esta manhã na Faixa de Gaza. Alguns desses lançadores eram subterrâneos, de forma a dificultar a sua localização e destruição pelas forças israelitas. As FDI bombardearam também mais um túnel, e um centro de comando terrorista "a partir do qual a organização supervisionava os combates na actual onda de ataques." Dois esconderijos que serviam para depósitos de armas foram também destruídos. Segundo as FDI, um dos depósitos de armas encontrava-se escondido na casa do chefe das forças aéreas do Hamas, em Gaza.

Segundo a narrativa palestiniana - controlada e certamente manipulada pelo Hamas - há até agora 230 mortos do lado palestiniano, incluindo 65 crianças e adolescentes. 1.710 pessoas terão ficado feridas.  Segundo os relatórios das Forças de Defesa de Israel, pelo menos 160 das pessoas mortas em Gaza eram terroristas operacionais, na sua maioria do Hamas, mas também alguns da Jihad Islâmica. 

ISRAEL UNIDO APESAR DAS DIVISÕES POLÍTICAS

Se alguma coisa de bom adviu a Israel durante este conflito foi um espírito de unidade nacional contra um inimigo comum, tendo-se deixado de lado as divergências políticas que o país tem ultimamente vivenciado. Entrevistado pela TV norte-americana MSNBC, Naftali Bennet, líder do partido da oposição Yamina, afirmou que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não está a aproveitar-se co conflito para os seus ganhos políticos pessoais. Questionado sobre essa possibilidade, Bennet respondeu: "Não. Penso que o problema fundamental nisto é que o Hamas quer destruir Israel." O líder da oposição passou depois a ler alguns dos capítulos do charter do Hamas que se referem à destruição do estado judaico. 

SOLIDARIEDADE ALEMÃ

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha Heiko Maas, chegou hoje a Israel para conhecer de perto a situação, tendo sido recebido e informado pelo general Ori Gordin, chefe da frente de comando das FDI. O ministro alemão visitou ainda um edifício atingido por um rocket disparado pelos terroristas na cidade de Petah Tikva. O ministro expressou que a sua visita significava solidariedade para com Israel, enfatizando ainda o direito de Israel a se defender. Acrescentou ainda que a Alemanha apoia os esforços para se chegar a um cessar fogo. Esta tarde deverão também visitar Israel ministros da República Checa e da Eslováquia. 

CESSAR FOGO DENTRO DE 24 HORAS?

Crescem os rumores sobre a efectivação de um cessar fogo para as próximas 24 horas. Segundo as informações, a mediação tem sido feita pelo Egipto e pelo enviados da ONU à região. Não há até ao momento qualquer comentário do governo de Israel. 

Shalom, Israel!


Sem comentários: