domingo, maio 16, 2021

HEZBOLLAH AFIRMA "NÃO TER INTERESSE" EM QUE O CONFLITO DE GAZA SE ESTENDA AO LÍBANO

Segundo uma fonte libanesa não identificada, o grupo terrorista Hezbollah que domina o Sul do país, não tem interesse em envolver-se no conflito de Gaza, acrescentando que a fronteira com Israel se encontra debaixo de controle.

- Nestas últimas horas têm sido disparados dezenas de rockets contra as regiões do Sul de Israel, especialmente contra a cidade de Ashkelon, Ashdod e Netivot. Um foguete caiu em plena rua da cidade de Netivot, não causando quaisquer vítimas. 

- Segundo o ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, o número de mortos em Gaza é de 181, dos quais 52 são crianças e 31 mulheres. A habitual narrativa palestiniana nunca foi confiável, visando apenas atrair a solidariedade mundial e a habitual viciosa e gratuita condenação de Israel. As TVs fartam-se de transmitir imagens de crianças mortas e de destruição, não se sabendo ao certo o que ou quem causou tais lamentáveis situações. Certo é que muitas daquelas mortes - a confirmarem-se - seriam evitadas caso os terroristas palestinianos amassem de facto as suas crianças e não as usassem como escudos humanos, colocando-as em locais de risco... Portanto, a verdade é que as narrativas palestinianas valem o que valem, e só as compra quem não conhece aquela estirpe...

- As Forças de Defesa de Israel continuam a bombardear posições terroristas palestinianas em Gaza, incluindo 11 lançadores de rockets. 

- O gabinete ministerial de segurança de Israel reuniu-se esta manhã para abordar quais os próximos passos a dar em Gaza. Fala-se que alguns dos ministros estão apelando a um rápido término do conflito.

- A Faixa de Gaza deverá hoje esgotar as suas reservas de combustível, o que significará uma dramática redução do fornecimento da já escassa electricidade ao enclave. 

- Israel partilhou informações com os EUA que revelam e provam como o Hamas operava dentro do mesmo prédio de 12 andares ontem destruído por Israel e onde estavam localizados os escritórios da "Associated Press" norte-americana e da TV "Al-Jazeera" pró-palestiniana. O presidente norte-americano Joe Biden telefonou esta manhã para o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, ao que se sabe para ser esclarecido sobre o ataque ao prédio. Israel mostrou todas as evidências da presença do Hamas naquele edifício. Ao que parece, as explicações satisfizeram a administração norte-americana.

- Segundo o ministério das Relações Exteriores de Israel, dos 90 países contactados sobre o actual conflito, 80% emitiram comunicados oficiais apoiando o direito de Israel a se defender. Segundo informações do ministério, esses países não estão a pedir para que a operação termine. Segundo o ministro Ashkenazi, que conversou com mais de 30 ministros das relações exteriores pelo mundo fora, "ainda nos encontramos numa posição positiva no que respeita à nossa legitimidade de acção. Há um apoio muito claro à posição israelita de que o terrorismo cruzou uma linha."

Oremos para que em breve possa haver paz em Israel!

Shalom, Israel!


1 comentário: