terça-feira, maio 18, 2021

MAIS DUAS VÍTIMAS MORTAIS DO TERRORISMO PALESTINIANO. ISRAEL PERMITE ENTRADA DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA EM GAZA

Os serviços de assistência médica de Israel - Magen David Adom - confirmaram há pouco uma segunda morte do ataque palestiniano com morteiros a comunidades civis israelitas na região de Escol. O ataque terrorista foi direccionado a um moshav de produção de embalagens na região de Escol. Ambas as vítimas são homens tailandeses, com idades a rondar os 30 anos. Outros 7 trabalhadores tailandeses ficaram também feridos neste ataque terrorista, incluindo um homem que se encontra em estado crítico. 

Nesta manhã, as comunidades israelitas próximas a Gaza estão a ser atacadas com rockets disparados desde Gaza. Os ataques estão a ser direccionados a Ashkelon, Berseba, Ashdod, Ofakim e Escol. Excluindo a tragédia com o ataque a Escol, não há registo de vítimas nas outras cidades israelitas. Só para Escol foram já disparados 50 foguetes. Algumas casas têm ficado danificadas com estes ataques palestinianos. 

Segundo o relatório fornecido pelas autoridades israelitas, 160 terroristas já foram abatido em Gaza desde o início das operações militares. 

Na manhã de hoje, também, Israel abriu por algum tempo duas entradas de acesso a Gaza - Erez e Kerem Shalom - permitindo que muitos camiões carregados de combustível, equipamento médico e rações para animais pudessem entrar no enclave. Durante a abertura dos acessos, terroristas lançaram uma violenta barragem de foguetes contra a fronteira, acabando por ferir um dos militares israelitas que prestava ajuda humanitária na fronteira para benefício das populações de Gaza. 

- Em Jerusalém têm-se registado confrontos provocados por arruaceiros palestinianos junto ao portão de Damasco, tendo a polícia israelita já detido 8 indivíduos apanhados a atacar vários polícias. 

MUITOS MAIS ALVOS A ABATER EM GAZA

Segundo declarações do ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, os militares não têm carência de alvos para atingir na Gaza dominada pelos terroristas do Hamas: "Nenhuma pessoa, área ou vizinhança em Gaza está imune. Temos mais alguns milhares de alvos que só se estão acumulando. As FDI têm muitos planos para continuar a atacar o Hamas, e a luta não vai parar até alcançarmos uma acalmia completa e de longo prazo." E o ministro acrescentou: "A comunidade internacional precisa também de entender que foi o grupo terrorista do Hamas que abriu fogo e que continua a disparar indiscriminadamente contra populações civis, tornando-se responsável e tendo de pagar o preço."

TORPEDO CONTRA A PLATAFORMA DE GÁS NATURAL

Segundo informações do ministro da Energia de Israel, Yuval Steinitz, o Hamas terá tentado disparar um torpedo contra a plataforma israelita de gás natural no Mediterrâneo - Tamar - num esforço dos terroristas para atacar as plataformas de gás natural israelitas no Mar Mediterrâneo. 

Têm-se registado vários rockets disparados a partir do Líbano, e esta manhã foi abatido um drone oriundo da Jordânia. 

Israel tem continuado entretanto a bombardear posições terroristas em Gaza, tendo esta manhã atacado um grupo de operacionais terroristas da Jihad Islâmica terrorista que se preparavam para disparar um rocket contra Israel. Vários lançadores de rockets do Hamas foram também bombardeados esta manhã. Pelo menos 9 destes foram destruídos, incluindo alguns subterrâneos. Nas últimas 24 horas as FDI bombardearam as casas de 12 comandantes do Hamas, incluindo 3 esta manhã. Estas casas eram usadas como centros de comando dos terroristas. No Sul de Gaza as FDI atacaram ainda uma célula de operacionais do Hamas ligados ao disparo de mísseis antitanque contra Israel. 

ESFORÇOS PARA O CESSAR FOGO

A União Europeia irá reunir os seus ministros das Relações Exteriores para abordarem conjuntamente uma iniciativa diplomática para o cessar do conflito. Hoje ainda irão reunir-se o presidente francês Emanuel Macron, o presidente egípcio Sissi, que se encontra em visita oficial a Paria,  e o rei Abdullah da Jordânia, de forma virtual, num esforço trilateral para acabar com o conflito: "O encontro trilateral visa acima de tudo trabalhar para um rápido cessar fogo e para que o conflito não se prolongue" - declarou a presidência francesa no seu comunicado. 

Mais actualizações ao final da tarde.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

Apocalipse 22:12