segunda-feira, maio 17, 2021

ISRAEL LIQUIDA O PRINCIPAL LÍDER DA JIHAD ISLÂMICA EM GAZA E DESTRÓI 15 KMS DE TÚNEIS

Esta terá sido a pior noite para a Faixa de Gaza. As Forças de Defesa de Israel informaram ter liquidado o principal líder da Jihad Islâmica Palestiniana em Gaza,  Hussam Abu Harbeed. Este criminoso terrorista palestiniano comandava a divisão do Norte do grupo terrorista, e liderou ataques contra soldados e civis  israelitas nestes últimos 15 anos. Foi também o responsável directo pelo disparo de um míssil antitanque que na semana passada deixou um israelita levemente ferido. 

- Há poucas horas as FDI derrubaram mais um prédio de 6 andares em Gaza, não se conhecendo ainda os detalhes, apenas que Israel tem informado que ataca prédios utilizados pelos grupos terroristas palestinianos do Hamas e da Jihad Islâmica. Como vem sendo prática, Israel disparou antecipadamente um pequeno foguete de aviso sobre o prédio dando aos seus residentes tempo necessário para evacuarem o mesmo e se porem a salvo.

- Durante a madrugada Israel destruiu vários quilómetros de túneis utilizados pelos terroristas para promover as suas acções e ataques contra Israel. Alguns desses túneis estão debaixo de residências, pelo que quando bombardeados provocam danos colaterais em civis, sendo a responsabilidade atribuída aos criminosos do Hamas que dessa forma cometem verdadeiros crimes de guerra ignorados pelos seus simpatizantes. Cerca de 9 residências de líderes terroristas foram bombardeadas, algumas das quais serviam para armazenamento de armas. Israel também bombardeou estradas, edifícios da segurança, acampamentos de treinos e várias casas. Durante toda a noite as explosões foram-se ouvindo um pouco por todo o lado na Faixa de Gaza. Em apenas 20 minutos cerca de 35 postos do Hamas foram bombardeados, incluindo uma vasta rede de túneis, um dos quais tinha 15 quilómetros de comprimento. Um dos túneis estava próximo a um infantário...

Há minutos atrás a FDI informaram que bombardearam a sede da Segurança Interior do Hamas em Gaza. Segundo os militares israelitas, o edifício era utilizado pelos operacionais ligados aos serviços de informação do grupo terrorista.

As FDI bombardearam há poucas horas vários lançadores de foguetes em Gaza, bem como os operacionais que os utilizavam. Cinco membros do Hamas foram atingidos quando se preparavam para disparar rockets contra Israel. Calcula-se em 16 os lançadores atingidos, sendo que 10 deles se encontravam em zonas subterrâneas. Logo pela manhã Israel bombardeou a mansão de um líder aliado do Hamas na praia de Gaza, uma vez que debaixo da casa se encontrava a entrada de um túnel que era usado para fins militares. 

- As sirenes continuam a soar nas cidades e povoações do Sul de Israel próximas da Faixa de Gaza.

- Segundo o relatório desta tarde das FDI, nestas últimas 12 horas já foram disparados 190 rockets de Gaza contra as populações civis de Israel. Desses, cerca de 25 caíram em Gaza, enquanto várias dezenas foram destruídos pelo sistema de defesa "Cúpula de Ferro."

A HOLANDA COM ISRAEL

Após falar ao telefone com o primeiro ministro holandês Mark Rutte, Netanyahu recebeu dele todo o apoio, tendo expressado "apoio sem reservas ao direito de Israel a se defender perante os ataques com rockets desde Gaza." 

A ALEMANHA COM ISRAEL

Num telefonema da chanceler alemã Angela Merkel esta manhã ao primeiro-ministro israelita, esta prestou a sua "solidariedade" para com Israel, condenando "duramente" os contínuos ataques com rockets contra Israel, assegurando a Netanyahu "o direito a se defender destes ataques." Dada a perda de muitas vidas humanas em ambos os lados, a chanceler expressou ainda a sua esperança de que o conflito termine "o mais rapidamente possível."

Israel não está por enquanto interessado num cessar fogo, tendo para isso a compreensão dos Estados Unidos. Os líderes israelitas querem dar tempo às suas Forças de Defesa para procederem com aquilo a que denominam de "plano faseado" para enfraquecer o Hamas, e que começou a implementar há uma semana, logo que o Hamas iniciou o conflito com o disparo de rockets contra Jerusalém. Os Estados Unidos têm estado continuamente a bloquear um texto proposto pelo Conselho de Segurança da ONU apelando ao fim da violência israelo-palestiniana e à protecção dos civis. Hoje foi a terceira vez que os EUA impediram que esta proposta avançasse. Crê-se que a razão principal se deva ao facto de a proposta de resolução não incluir no seu texto uma condenação explícita do Hamas por disparar rockets contra civis israelitas. 

Segundo uma TV israelita, o Hamas está a incentivar ataques terroristas na Margem Ocidental (entenda-se: Judeia e Samaria). Os terroristas estão também distribuindo panfletos nessa região alegando que o presidente da Autoridade Palestiniana Mahmoud Abbas teria aprovado confrontos violentos com as FDI para o dia de amanhã, dia em que a AP convocou uma greve geral nos seus territórios. Por outro lado, e devido ao bombardeamento israelita de mais um prédio utilizado pelos operacionais do Hamas, o movimento terrorista palestiniano jurou vingança com mais ataques de rockets a Tel Aviv.

3.150 ROCKETS...

Desde o início da "Operação Guardião das Muralhas", os terroristas palestinianos já dispararam mais de 3.150 foguetes contra Israel, dos quais, cerca de um sétimo (460) falharam e acabaram por cair em território de Gaza. Segundo o ministério da saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, o número de vítimas mortais já ronda os 200, incluindo alegadamente 52 crianças e 31 mulheres. 

Oremos para em breve possa vir a paz sobre todos.

Shalom, Israel!



1 comentário:

Victor Nunes disse...

O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.

Deuteronômio 28:7